amar é viver

O livro As 5 linguagens do amor, escrito por Gary Chapman, é uma obra que trata sobre as maneiras de expressar o amor.

Segundo ele, cada pessoa possui um jeito diferente de compreender e expressar os sentimentos, as chamadas linguagens.

A linguagem é a habilidade dos seres humanos de desenvolver algo, por ser tão particular acaba sendo difícil a comunicação entre diferentes partes, já que a minha compreensão do amor não é a mesma que a sua.

Por isso, a importância de conhecer as 5 linguagens do amor e saber como demonstrar nossos sentimentos além do que somos acostumados.

Vamos aprofundar um pouco mais esse assunto? Continue a leitura!

Quais são as 5 linguagens do amor?

Vamos falar um pouco sobre quais são as cinco linguagens do amor e o que elas representam. Confira:

1- Palavras de afirmação

Seu dia fica muito melhor quando recebe um elogio, não é? Com rotinas cada vez mais agitadas, fazemos tantas coisas ao mesmo tempo, corremos pra lá e pra cá que acabamos não dando atenção às pequenas coisas que acontecem ao nosso redor e as pessoas que estão ali por nós, para nos ajudar.

Qual foi a última vez que você agradeceu sua mulher pelo jantar saboroso que ela fez? Ou então, quando foi que você elogiou seu colega de trabalho pelo ótimo serviço apresentado? Quando você falou para o seu amigo, que tudo vai dar certo?

É disso que se trata as palavras de afirmação, esse tipo de linguagem do amor nos ensina a expressar nosso amor e gratidão pelas pessoas e por cada uma das suas ações realizadas. Quando ouvimos palavras de afirmação como essas, nos sentimos valorizados, amados e motivados a seguir em frente.

Por isso, a importância de prestar atenção nas palavras que propagamos ao longo do dia, tanto para as pessoas que convivem conosco, quanto para nós mesmos. A maioria hoje em dia, vive em modo automático, não se atentando às coisas ao seu redor e nem às palavras que saem de suas bocas.

Em resumo, na linguagem do amor de palavras de afirmação, usamos as oportunidades que temos para demonstrar apoio e agradecimento às pessoas próximas a nós.

2- Qualidade de tempo

tempo de conversa

A segunda linguagem, chamada qualidade de tempo, se refere a aproveitar um tempo com quem você ama. Infelizmente, com as rotinas tão ocupadas da grande maioria das pessoas, essa é uma das linguagens menos praticadas.

Muitas vezes, momentos mostram mais do que palavras, do que adianta você dizer que ama alguém, mas não tirar um minuto do seu dia para aproveitar a companhia dessa pessoa?

Como podemos praticar a linguagem da qualidade de tempo?

Passar um tempo com quem amamos pode ser de várias formas, como por exemplo:

É muito importante que tenhamos em mente que nossa família, nossos amigos, cônjuges e pessoas que queremos por perto, são tão essenciais na nossa vida quanto o trabalho de cada dia.

A dica é dedicar um tempo, mesmo que pequeno, para aproveitar plenamente com essas pessoas, sem preocupações externas. É uma forma de demonstrar amor, carinho e a importância que cada um tem para nós, criando laços ainda mais fortes e especiais.

3- Dar presentes

Parece contraditório falarmos da importância de demonstrar amor de formas simples e abstratas e depois citarmos o ato de presentear. Bem, a verdade é que aqui o que menos importa é o valor financeiro, essa linguagem se trata da mensagem por trás de um presente, por mais simples que seja.

Um presente pode ser de qualquer tipo: uma torta, uma joia, um livro ou até mesmo uma flor que você viu na rua e achou que seria bonita para presentear quem ama. É sobre isso, lembrar de alguém e querer demonstrar a importância daquela pessoa na sua vida.

4- Gestos de serviço

Já ouviu falar que uma ação fala mais que mil palavras?

Essa é a premissa básica da linguagem de gestos de serviços. Se você não se considera bom com as palavras, existem outras formas de expressão, como a realização de serviços para quem você ama.

Aqui, não importa a grandeza da atividade, o que realmente é considerado é a intenção no coração. Quais são exemplos de atos de serviço que também expressam o amor?

Você pode estar se perguntando, não são esses serviços obrigação? Sim, o justo é uma divisão de tarefas para que a harmonia flua e não fique cansativo para ninguém.

Essa linguagem nada mais é que fazer os serviços, não porque são sua obrigação, mas porque você ama e quer ajudar a tornar o dia daquele alguém, mais fácil.

5- Toque físico

casal sorrindo
Duas pessoas que se amam se abraçando.

A última linguagem abordada no livro As 5 linguagens do amor é o toque físico. Algumas pessoas não gostam muito de contato físico, outras acreditam que seja a melhor forma de demonstrar o amor.

Um abraço, um beijo, um cafuné, mão na cintura, entre tantos outros gestos físicos são formas de expressar sentimentos sem o uso de palavras. Mas é preciso que seja agradável a ambos, se não o que era pra ser um carinho acaba virando discussão.

Qual a importância das 5 linguagens do amor?

Ao longo de nossas vidas encontramos o amor em diferentes formas, amor pelas pessoas da nossa família que estão sendo com a gente desde sempre, amor por nossos amigos com quem passamos grandes aventuras e o tipo de amor que quase sempre termina em casamento.

Independente da forma que esse amor se manifesta, ele é puro e verdadeiro. Porém, muitas vezes achamos que não precisamos demonstrar esse sentimento, principalmente quando se trata de um relacionamento de anos.

Mas como a pessoa que amamos vai saber que ainda sentimos a mesma coisa? Que estamos lá por ela? É por isso que as 5 linguagens do amor devem ser praticadas, para que esse carinho e apoio mútuo nunca acabe, apenas se fortaleça.

As linguagens podem ser ensinadas e expressadas desde quando crianças, passando para os nossos filhos para que eles possam seguir adiante em suas futuras gerações.

×

Carrinho